Sexta, 21 de Janeiro de 2022 14:45
(68) 9 9241-7768
Politica Pesquisa

Pesquisa em Rio Branco confirma liderança do governador Gladson Cameli

Diferente das outras pesquisas realizadas este ano, está ouvir apenas os moradores de Rio Branco, que representa 50% da população acreana.

28/12/2021 16h32
Por: Redação Acrelândia News
Pesquisa em Rio Branco confirma liderança do governador Gladson Cameli

 Se as eleições de 2022 fossem realizadas hoje, o governador Gladson Cameli (PP) teria 34% dos votos dos eleitores de Rio Branco, contra 23% de Jorge Viana (PT), segundo dados da pesquisa XP Consul, em parceria com o Jornal A Gazeta. Diferente das outras pesquisas realizadas este ano, está ouvir apenas os moradores de Rio Branco, que representa 50% da população acreana.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 23 deste mês, com 580 moradores das dez regionais administrativas da Capital acreana ? oito do Primeiro Distrito e duas do Segundo. As entrevistas foram coletadas presencialmente, em 14 pontos de fluxo.

A margem de erro é de 4% e nível de confiança de 95%. O resultado do relatório aponta ainda que a deputada federal Mara Rocha (PL) ficaria em terceiro lugar, com 13% das intenções de votos, seguida por Petecão (PSD), já oficialmente declarado pré-candidato, com 11%. O deputado Jenilson Leite tem 3%. David Hall e outros candidatos somaram, juntos, 1%. Brancos e Nulos somaram 6% e Não Sabem ou Não Responderam 9%.

A pesquisa também mediu a rejeição aos candidatos majoritários. Para governo, o senador Sérgio Petecão teve a maior rejeição, com 25,19%, tecnicamente empatado com Jorge Viana, com 24,83%. O governador Gladson Cameli apresentou 19%, e Mara Rocha, 7%. Jenilson Leite aparece com 6%, David Hall com 5%; não sabem ou não responderam somam 13% (números arredondados).

A pesquisa ouviu moradores dos bairros: Belo Jardim, Cadeia Velha, Calafate, Estação Experimental, Floresta, Baixada, Seis de Agosto, Tancredo Neves, Vila Acre e São Francisco. No início do mês, a Realtime Big Data também divulgou os resultados de uma pesquisa. Cameli recebeu 30% das intenções de voto, na pesquisa espontânea, e 45%, na pesquisa estimulada. Na pesquisa de agosto, ele recebeu 41% e 62% das intenções, respectivamente. Outras duas pesquisas: do Instituto Delta e Data Control também revela vantagem do govenador Gladson Cameli sobre seus adversários.

A partir deste resultado, a eleição para o Governo do Acre seria resolvida no segundo turno. O ex-governador e ex-senador Jorge Viana, do PT, que aparece em segundo lugar, com 21% na estimulada, seria o concorrente do atual governador.

 O senador Sérgio Petecão (PSD) desceu uma posição nas respostas, desde a última pesquisa, e ficou em terceiro lugar, com 12% das intenções de voto, seguido por Jenílson Leite, com 2%. Deputado federal Alan Rick lidera disputa para o Senado Segundo a XP Consult, o deputado Federal Alan Rick (DEM) lidera a disputa com 29% das intenções de votos do eleitorado da Capital acreana, seguido por Jorge Viana (PT), com 27%.

A pesquisa ouviu 580 moradores das dez regionais administrativas de Rio Branco. As entrevistas foram coletadas presencialmente, entre os dias 13 e 23 deste mês, em 14 pontos de fluxo. A margem de erro é de 4% e nível de confiança de 95%.

A professora Marcia Bittar (sem partido) aparece com 10%, seguida pela senadora Mailza Gomes (PP), com 7%. Vanda Milani (Pros) e Sanderson Moura (Psol) aparecem empatados com 3%. Brancos e Nulos somam 11%; não sabem ou não responderam totalizam 10%. Marcio Bittar e Mara Rocha aparecem como os mais atiuantes. A pesquisa também avaliou a atuação dos parlamentares da bancada federal do Acre, perguntando aos entrevistados qual o senador e deputado federal que mais trabalha pelo Acre. Marcio Bittar (PSL) é apontado como o melhor senador do Acre.

O relator do Orçamento Geral da União(OGU) tem a melhor avaliação entre os eleitores de Rio Branco, com 31%. Petecão (PSD) aparece em segundo, com 25%, e Mailza Gomes (PP) com 9%. Não sabem ou não responderam somaram 35%.

 Entre os deputados federais, Mara Rocha (PL) lidera e é considerada a parlamentar que mais trabalha pelo Acre, com 23%, seguida por Alan Rick, com 19%, e Jéssica Sales (MDB), com 11%. Flaviano Melo (MDB) pontuou com 10%, Perpétua Almeida (PCdoB) com 8%, Léo de Brito, 4%, e Vanda Milani e Jesus Sérgio (PDT), ambos com 2%. Não sabem ou não responderam somaram 21%.

Pesquisa anterior Em outra pesquisa, realizada pela Realtime Big Data, no início de dezembro, o ex-governador e ex-senador Jorge Viana (PT) apareceu como primeira opção dos acreanos para o cargo de senador do Estado, com 22% das intenções de voto.

 A pesquisa foi realizada via telefone com 600 eleitores acreanos, sob encomenda da TV Gazeta. Os dados foram coletados nos dias 29 e 30 de novembro deste ano e o nível de confiança é de 95%.

Presidente Bolsonaro lidera pesquisa em Rio Branco Presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece como favorito da maioria dos acreanos para a Presidência no país, segundo a pesquisa da XP Consult. Dos 580 rio branqueasses entrevistados, 34% afirmaram que votariam para reeleger Bolsonaro, caso as eleições de 2022 fossem realizada neste período. Lula aparece logo em segundo, com 25%.

O juiz federal aposentado e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro (Podemos) aprece com 12% das intenções de votos, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 3%, e João Dória (PSDB), com 2%. Quase 10% dos entrevistados afirmaram que votariam branco e nulo, e 7não soube responder. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 23 deste mês, com 580 moradores das dez regionais administrativas da capital.

 As entrevistas foram coletadas presencialmente, em 14 pontos de fluxo. A margem de erro é de 4% e nível de confiança de 95%. Foram ouvidos moradores do bairros: Belo Jardim, Cadeia Velha, Calafate, Estação Experimental, Floresta, Baixada, Seis de Agosto, Tancredo Neves, Vila Acre e São Francisco.

 Pesquisa anterior Em pesquisa realizada pela Realtime Big Data, divulgada em dois de dezembro, pela TV Gazeta-Record, Bolsonaro aparece em primeiro lugar com 38% dos votos (cinco pontos percentuais a menos que a pesquisa anterior, em que o presidente apareceu com 43%), ele sai na frente de Lula (PT), que recebeu 29% das intenções de voto (na pesquisa anterior, o candidato do PT obteve 27%).

Por Antonio Muniz

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acrelândia - AC
Atualizado às 16h35 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 30°

34° Sensação
4.9 km/h Vento
73.1% Umidade do ar
83% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias