A primeira edição do curso de defesa pessoal para mulheres com o tema: ‘Não é como aprender a lutar, é como aprender a sobreviver’ ocorre em Rio Branco no próximo sábado (7). Ao todo são 20 participantes que vão receber treinamento de como escapar de agressões.
O curso vai ser ministrado pelo professor Herbert Ran Ichi, 6º Dan Aikikai, que vem de Fortaleza, no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, no bairro Manoel Julião.
O projeto chega na capital acreana pela servidora pública aposentada Tanya Silva, de 56 anos, com a ajuda de amigos e parceria com a prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil.
Apesar de já conhecer as artes marciais há algum tempo, foi após a aposentadoria que Tanya conseguiu ter tempo de praticar e se encantou com o esporte. Segundo ela, a ideia do projeto é que mais mulheres tenham conhecimento sobre essas técnicas e possam se defender de situações de violência.
“Percebi que a arte marcial do Aikido é voltada exatamente para defesa pessoal e, como nós mulheres ficamos sempre muito expostas a situações de agressões e violência, é importante aprender para começar a dar um basta nesse tipo de situação”, disse Tanya.
Durante o aulão vão ser ensinadas técnicas para a mulher se defender ataques como agarrões, enforcamentos, pegada no pulso ou colarinho.
Mín. 19° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 21° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.