Segunda, 23 de Maio de 2022 05:37
(68) 9 9241-7768
Policia PF

PF faz operação contra roubos a carteiros dos Correios em Rio Branco

Pelos menos dois casos de sequestro de carteiros seguido de roubo de carga foram registrados em uma mesma semana no mês passado e categoria chegou a anunciar greve. Operação da PF foi deflagrada nesta quinta-feira (5) na capital acreana.

05/05/2022 15h41
Por: Redação Acrelândia News Fonte: G1-Acre
PF faz operação contra roubos a carteiros dos Correios em Rio Branco

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (5) a Operação Rapina para combater a prática de roubos a mão armada cometidos contra carteiros da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Rio Branco. Ao todo foram cumpridos seis mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.

As investigações iniciaram em abril de 2022 após a Polícia Federal receber notícias sobre vários crimes de roubo contra os funcionários dos Correios.

Felipe Peres, da delegacia de defesa social e institucional da PF, disse que as investigações começaram ainda no mês passado após receberem informações sobre os constantes roubos nos Correios.

“Nós recebemos alguns informes dos Correios, que, em um lapso temporal muito curto, estavam sendo feitos diversos roubos com os carteiros. A partir disso, a gente começou uma investigação profícua, detalhada e a gente conseguiu identificar alguma semelhança no modus operandi nesses diversos roubos que aconteceram nos Correios. Conseguimos identificar uma organização criminosa que estava agindo em conluio na prática desses crimes”, disse.

O delegado disse ainda que essa é a primeira fase da operação, que deve ainda prender mais pessoas. “De acordo com as informações que obtivemos da investigação, a gente tem a informação que há outras pessoas que também estão praticando esse tipo de roubo e agindo em conluio com esse praticante.”

O homem preso deve responder por roubo qualificado, restrição de liberdade, concurso de pessoas, utilização de arma de fogo e organização criminosa.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC) chegou a cobrar da Superintendência dos Correios no Acre segurança após dois casos de sequestro de carteiros seguido de roubo de carga que foram registrados em uma mesma semana no mês passado.

Um dos casos foi de um carteiro que fazia entregas no bairro Manoel Julião e o outro no Belo Jardim. No caso do Manoel Julião, segundo o sindicato, o servidor foi levado para um ramal localizado próximo ao Cemitério Morada da Paz, onde foi feito refém.

Todas as encomendas foram roubadas e, depois de realizarem a ação, os envolvidos liberaram o trabalhador sob ameaça de morte em caso de acionamento da polícia. Por conta da situação, o sindicato chegou a anunciar que a categoria entraria em greve, mas voltou atrás.

A operação desta quinta contou com apoio Polícia Militar do Acre. Ainda segundo a PF, foi apurado que os assaltantes usavam de grave ameaça e violência na abordagem aos carteiros e os obrigavam a seguir o grupo criminoso para outro local, onde os demais integrantes da organização se juntavam, com a finalidade de roubar todas as encomendas que estavam no carro dos Correios.

O investigado deve responder por três crimes de roubo qualificado e por integrar organização criminosa, com penas que podem ultrapassar a 15 anos de reclusão.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acrelândia - AC
Atualizado às 07h22 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

18° Sensação
2.2 km/h Vento
80.6% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (24/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias