Na noite da ultima terça-feira (10), na câmara de vereadores de Acrelândia realizou uma sessão para comemorar o dia da Fibromialgia. A proposta da sessão partiu do presidente da casa de leis Gilberto da Patrol-PSDB, que abriu os trabalhos legislativo.
Na sessão, estavam presentes varias pessoas que sofrem da doença, a proposta para a realização da sessão teve por objetivo despertar por parte do poder público municipal, ações que possam está atendendo o público alvo no município com politicas públicas que vá de encontro aos anseios de quem sofre com a doença.
Segundo a professora Geisiele Belmont, portadora da fibromialgia e responsável por encabeçar o tema no município de Acrelândia, inclusive na gestão passada foi aprovado um projeto que se tornou lei, o dia da Fibromialgia, salientou a importância do poder público buscar formas e alternativas através de politicas públicas para o acompanhamento de pessoas que sofrem com a doença.
Segundo a professora, embora a fibromialgia aconteça mais em mulheres, porem existem homens que são portadores no município.
Segundo Gilberto presidente da casa legislativa, o tema sobre a fibromialgia é importante, pois o debate sobre o tema visa despertar o interesse da sociedade e a busca de soluções para enfrentar os problemas ocasionado pela fibromialgia e colocou o parlamento á disposição.
O dia da Fibromialgia é comemorado sempre no dia 12 de maio através de um projeto de lei aprovado na câmara municipal na gestão passada.
Fibromialgia – Definição, Sintomas e Porque Acontece.
A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.
A fibromialgia é um problema bastante comum, visto em pelo menos em 5% dos pacientes que vão a um consultório de Clínica Médica e em 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia.
De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. Talvez os critérios utilizados hoje no diagnóstico da FM tendam a incluir mais mulheres. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.
O diagnóstico da fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente. Se o médico fizer uma boa entrevista clínica, pode fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta e descartar outros problemas.
A fibromialgia não leva à morte nem causa danos graves à pessoa, como a paralisação de membros ou deformidade, mas ela pode levar a problemas psicológicos e físicos, o que pode impactar diretamente na vida pessoal e profissional do paciente afetado.
Mín. 19° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 21° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.