O presidente da Câmara de Vereadores de Capixaba, interior do Acre, Jair Vieira Garcia, conhecido como "irmão Jair", do MDB, está no centro de uma polêmica após emprestar uma moto oficial da Câmara Municipal para um terceiro que realizava obras em sua residência. A situação ganhou contornos ainda mais graves quando o condutor da moto tentou escapar da polícia utilizando o veículo oficial, que acabou sendo apreendido.
Segundo informações do Boletim de Ocorrência, durante um patrulhamento de rotina no ramal Brasil/Bolívia na manhã de ontem (6), uma guarnição policial avistou um homem conduzindo uma moto Yamaha Crosser Azul. Ao ordenar a parada, o motorista obedeceu, porém, devido à falta de linha telefônica para verificar a legalidade do veículo, os agentes instruíram o condutor a seguir a viatura policial até um local com comunicação.
Durante o trajeto de volta à área urbana, o condutor da moto tentou fugir da polícia, sendo posteriormente capturado e levado à delegacia da Polícia Civil. Foi constatado que a moto em questão é um veículo oficial da Câmara Municipal de Capixaba e o condutor não possui vínculo com o quadro de funcionários do município.
Uma publicação da Delegacia de Polícia Civil em Capixaba, em uma rede social, revelou que o condutor da moto tem antecedentes criminais, incluindo uma condenação por tráfico de quase 100kg de drogas. Segundo informações, ele teria ido à Vila Mapajo, um vilarejo fronteiriço com a Bolívia, para comprar folha de cocaína.