Dois homens, acusados de abusar sexualmente de crianças e adolescentes com a intenção de transmitir HIV a eles, foram libertados no último fim de semana no Estado do Amazonas. Rodrigo Wenderson Nunes dos Santos, de 31 anos, e Victor Igor dos Santos, de 21 anos, foram soltos devido à falha da Polícia Civil em renovar o prazo da prisão temporária.
A dupla, que mantinha um relacionamento homossexual, estava detida desde maio. Rodrigo se entregou à polícia na quinta-feira, dia 12, após sua imagem ser divulgada pela imprensa.
As investigações tiveram início há dois anos, após uma denúncia anônima recebida pela delegada Joyce Coelho, à época titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). No entanto, as conclusões da investigação foram dificultadas pela falta do aparelho celular que continha as conversas incriminatórias.
Em dezembro de 2023, a Polícia Federal recebeu uma denúncia semelhante, o que levou à retomada das investigações. As mensagens trocadas pelos criminosos continham material pornográfico e detalhes sobre os abusos sexuais contra crianças, com o intuito de transmitir o vírus HIV.
A delegada Joyce Coelho destacou que os pedófilos discutiam suas preferências sexuais e planejavam abordagens a crianças em locais públicos ou privados.
Após a libertação dos acusados, a Justiça do Amazonas emitiu novos mandados de prisão para Rodrigo e Victor. Victor Igor dos Santos ainda está foragido, enquanto as autoridades continuam em busca de informações que possam levar à sua captura.