O Acre deve enfrentar chuvas fortes em agosto, conforme afirma o pesquisador Davi Friale em uma publicação do site O Tempo Aqui desta quarta-feira, 31.
Friale prevê que o mês será marcado por intensos temporais, com a possibilidade de raios e ventanias. Ele atribui esses eventos ao calor intenso e à umidade proveniente do Atlântico.
“Em Rio Branco, as chuvas quase dobram em relação ao mês anterior. Neste mês [agosto], os dias começam, lentamente, a ficar mais longos e as noites mais curtas, tendo em vista que o Sol começa a nascer mais cedo e se pôr mais tarde”, observou Friale.
De acordo com o pesquisador, as condições atmosféricas atuais indicam que agosto no Acre terá chuvas acima da média e temperaturas ligeiramente abaixo do normal para o período.
“É alta a probabilidade de ocorrer uma forte onda de frio polar neste mês [agosto], derrubando significativamente a temperatura, principalmente no leste e no sul do estado”, acrescentou.
O portal também destaca que as chuvas devem começar nas primeiras semanas do mês. “Mas será na segunda quinzena que poderão ser registrados temporais com ventanias, tendo em vista o calor e a incursão de umidade do oceano Atlântico”, concluiu Friale.