Um avião da Voepass caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) em um bairro residencial no município de Vinhedo (SP). O voo partiu de Cascavel às 11h46 com destino a Guarulhos, com chegada prevista para 13h50. A aeronave, um ATR-72 com capacidade para 68 pessoas, transportava 61 ocupantes, incluindo 57 passageiros e quatro tripulantes. Não houve sobreviventes.
"A companhia lamenta informar que todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 faleceram no local. Neste momento, a Voepass Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente", informou a nota atualizada.
Anteriormente, a companhia havia divulgado que havia 62 ocupantes, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.
A Voepass acrescentou que acionou todos os meios para apoiar os envolvidos e que está fornecendo informações aos passageiros, familiares e colaboradores pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h.
A Força Aérea Brasileira (FAB) relatou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) em São Paulo, estiveram no local. Os gravadores de voz e dados do voo - conhecidos como "caixas-pretas" - foram encontrados e serão enviados para análise em Brasília.
A aeronave, um ATR-72-500 fabricado em 2010, tinha 14 anos e foi incorporada à frota da Voepass em outubro de 2022. Ela havia voado anteriormente na Itália, Albânia e Indonésia. A aeronave, matrícula PS-VPB, estava com a situação regular conforme o sistema da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), e entrou no sistema brasileiro em 29 de setembro de 2022.
Dados do Flightradar24 mostram que o avião, após decolar de Cascavel, atingiu a altitude de cruzeiro de 17 mil pés (5.100 metros). Às 13h21, começou a descer rapidamente e em menos de dois minutos colidiu com o solo. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Vinhedo receberam as primeiras chamadas por volta das 13h30, e a aeronave incendiou-se após a queda.
A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informou que “uma operação-padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto estava em curso para entrar em contato com as famílias das vítimas”.
Os governadores do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), informaram que deixarão o evento no Espírito Santo para ir a Vinhedo acompanhar os desdobramentos do acidente.
A Polícia Federal anunciou que iniciou a investigação do acidente aéreo. Agentes da PF estiveram no local e a instituição faz parte do gabinete de crise montado no Aeroporto de Guarulhos.
"Serão enviados ao local especialistas em acidentes aeronáuticos, identificação de vítimas de desastres, entre outros, para auxiliar nas apurações", disse a corporação em nota.
A fabricante do avião, com sede em Toulouse, França, divulgou um comunicado em seu site oficial.
"A ATR foi informada sobre o acidente que ocorreu em Vinhedo, Brasil, envolvendo um ATR 72-500. Nossos primeiros pensamentos estão com todas as pessoas afetadas por este evento", diz a nota.
"Os especialistas da ATR estão totalmente empenhados em apoiar tanto a investigação como o cliente", concluiu a empresa.
Mín. 22° Máx. 42°
Mín. 22° Máx. 42°
Tempo limpoMín. 24° Máx. 45°
Parcialmente nublado