Sexta, 25 de Abril de 2025
22°C 32°C
Acrelândia, AC
Publicidade

Decreto interrompe aulas na rede pública de Manoel Urbano por causa da má qualidade do ar

As aulas serão suspensas de terça-feira, 10, até sexta-feira, 13, tanto nas escolas urbanas quanto nas rurais.

Redação Acrelândia News
Por: Redação Acrelândia News
10/09/2024 às 11h34
Decreto interrompe aulas na rede pública de Manoel Urbano por causa da má qualidade do ar

As aulas da rede pública municipal de ensino de Manoel Urbano, no interior do Acre, foram suspensas devido à poluição do ar. Um decreto assinado pelo prefeito Raimundo Toscano Velozo foi publicado na edição desta terça-feira, 10, do Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o decreto, as aulas estarão suspensas de terça-feira, 10, até sexta-feira, 13, em todas as escolas, tanto urbanas quanto rurais.

A decisão foi motivada pela "grave situação da qualidade do ar no município", afetada pela severa estiagem e pelo aumento das queimadas na região. O decreto foi fundamentado no decreto estadual que reconhece a "emergência ambiental devido à falta de chuvas e ao alto risco de incêndios florestais no Acre."

O município de Manoel Urbano é um dos mais afetados, com um índice de partículas no ar de 107,86 µg/m³, que está acima dos níveis seguros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece um limite de 15 µg/m³.

Essa situação é particularmente preocupante para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios e cardiovasculares.

O decreto poderá ser prorrogado caso a qualidade do ar não melhore significativamente nos próximos dias.

Em Rio Branco, cerca de 22 mil alunos estão sem aulas desde terça-feira, 3, devido à fumaça que atinge a cidade. A medida, inicialmente válida até sexta-feira, 6, foi prorrogada até terça-feira, 10, e a previsão é que as aulas retomem na capital nesta quarta-feira, 11.

A rede estadual de ensino informou na segunda-feira, 9, que as aulas serão realizadas, pelo menos nesta semana, na modalidade remota nos municípios das regiões do Juruá, Purus, Baixo e Alto Acre, com exceção da região de Tarauacá. Os municípios de Jordão, Feijó e Tarauacá seguirão com as aulas presenciais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias