José Maria Carlos do Nascimento, de 63 anos, candidato a vereador nas eleições municipais de Plácido de Castro pelo Partido Social Democrático (PSD), foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira, 7 de outubro, em uma residência na Rua Sargento Antônio, bairro Mascarenhas de Morais, em Rio Branco. Conhecido como “Zé Maria”, ele não conseguiu se eleger e foi encontrado por um familiar, deitado de costas com espuma na boca, levantando a suspeita de envenenamento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e uma equipe de suporte avançado foi enviada ao local para constatar o óbito de Zé Maria. Segundo informações de familiares, ele já havia tentado suicídio anteriormente, enfrentava problemas financeiros e passava por um processo de separação conjugal, fatores que podem ter contribuído para o trágico desfecho.
A área onde o corpo foi encontrado foi imediatamente isolada pela Polícia Militar para a realização da perícia. Após o trabalho dos peritos criminais, o corpo de José Maria foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos que poderão esclarecer a verdadeira causa da morte.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, e o resultado oficial do laudo cadavérico deverá ser divulgado em 30 dias. Enquanto isso, a população de Plácido de Castro segue chocada com a perda do candidato que, até recentemente, estava envolvido na campanha eleitoral.