Com mais de 4,3 milhões de inscritos em todo o Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 tem início neste domingo (03). No Acre, o exame segue um fuso horário diferenciado, o que requer atenção especial dos candidatos em relação aos horários.
No primeiro dia de prova, que acontece neste domingo, 3, "os portões serão abertos às 10h e fechados às 11h, com início das provas às 11h30 no horário local". A duração máxima do exame neste dia será até às 17h, enquanto no segundo domingo, dia 10 de novembro, "o horário de término será às 16h30".
Para garantir uma experiência tranquila, "o candidato deve se atentar ao que precisa levar: um documento oficial com foto (como o RG ou CNH, incluindo versões digitais válidas como o e-Título e o RG Digital), além do cartão de confirmação de inscrição, que pode ser consultado no site oficial do Inep". Para minimizar o risco de contágio por COVID-19, "o uso de máscara ainda é recomendado em locais fechados que não dispensaram o uso, e o álcool em gel é bem-vindo". É obrigatória "a caneta esferográfica transparente com tinta preta".
O Enem 2024 avaliará conhecimentos nas áreas de "linguagens, códigos e suas tecnologias (com questões de português, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias de informação e comunicação)" e "ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia)". No primeiro dia, "também será aplicada a redação, que deve ter entre sete e 30 linhas", enquanto o segundo dia será dedicado a "ciências da natureza e matemática".