Sábado, 22 de Março de 2025
22°C 34°C
Acrelândia, AC
Publicidade

Diretora de Presídio Feminino em Rio Branco é Exonerada em Meio a Investigação de Tortura

Pedido de exoneração ocorre após denúncias e início de investigação pelo MPAC sobre possíveis práticas de tortura contra detentas.

Por: Redação Acrelândia News
05/11/2024 às 09h48
Diretora de Presídio Feminino em Rio Branco é Exonerada em Meio a Investigação de Tortura

A diretora do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), Maria Dalvani Brito, foi exonerada do cargo de Chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais Femininos em Rio Branco. A exoneração foi oficializada nesta terça-feira, 5 de novembro, com a publicação da portaria assinada por Marcos Frank, presidente do IAPEN, no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a portaria, a saída de Maria Dalvani ocorreu a pedido da própria servidora. A diretora estava sob investigação do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) por suspeitas de prática de tortura contra as presas da unidade prisional.

A investigação teve início em 24 de outubro e é conduzida pelo promotor Thales Ferreira Costa, Coordenador-Geral do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAEPCT). Segundo Costa, é essencial esclarecer a ocorrência de possíveis atos de tortura praticados na unidade feminina, localizada em Rio Branco.

As suspeitas surgiram após a morte de uma detenta, atribuída ao uso excessivo de medicamentos no presídio, além de uma carta enviada à Vara de Execuções Penais da capital. Na correspondência, as detentas relataram alegados abusos e negligências dentro da unidade prisional, o que motivou a apuração.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias