Terça, 21 de Janeiro de 2025
21°C 22°C
Acrelândia, AC
Publicidade

Ministério da Saúde Intensifica Combate às Arboviroses no Acre

Plano Nacional e ações coordenadas buscam conter o avanço da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Por: Redação Acrelândia News
10/01/2025 às 11h04
Ministério da Saúde Intensifica Combate às Arboviroses no Acre

Com o aumento de casos de dengue no Acre, o Ministério da Saúde anunciou a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para monitorar e orientar ações de vigilância, assistência e controle de vetores. Em 2025, o estado já registrou 146 casos prováveis de dengue na primeira semana epidemiológica, uma redução significativa em relação aos 672 casos registrados no mesmo período de 2024.

O Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika, revisado em 2024, é outra iniciativa estratégica que reforça a preparação e resposta às epidemias. Ele orienta a elaboração de planos regionais e locais, considerando as especificidades epidemiológicas e socioambientais.

Entre as ações destacadas pelo Plano de Ação 2024/2025, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Nísia Trindade, estão:

  • Prevenção e vigilância epidemiológica;
  • Qualificação da rede assistencial para diagnóstico e tratamento;
  • Mobilização comunitária, com foco na eliminação de criadouros;
  • Recomposição de estoques de inseticidas e distribuição de mais de 3 milhões de testes para detecção de arboviroses;
  • Aquisição de 9,5 milhões de doses da vacina contra a dengue, com 5,5 milhões já distribuídas.

O Ministério da Saúde reforça que a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti continua sendo a principal estratégia de controle. A população é incentivada a colaborar com os Agentes de Combate a Endemias e Comunitários de Saúde para eliminar possíveis focos nas residências, onde se concentram 75% dos criadouros.

Essas ações refletem o compromisso do governo em proteger a saúde pública e conter os impactos das arboviroses no Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias