Sexta, 20 de Junho de 2025
22°C 33°C
Acrelândia, AC
Publicidade

Governo promove mutirão de vasectomia para facilitar acesso ao procedimento e zerar fila de espera

Homens que aguardavam para fazer vasectomia estão sendo atendidos com mais agilidade devido a um mutirão iniciado nesta segunda-feira, 9, na Fundaç...

Por: Redação Acrelândia News Fonte: Secom Acre
10/06/2025 às 15h50
Governo promove mutirão de vasectomia para facilitar acesso ao procedimento e zerar fila de espera
Foto: Reprodução/Secom Acre

Homens que aguardavam para fazer vasectomia estão sendo atendidos com mais agilidade devido a um mutirão iniciado nesta segunda-feira, 9, na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre). A ação faz parte do programa Opera Acre, instituído pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), para ampliar o acesso da população a cirurgias eletivas.

Atualmente, 92 homens estão na fila para o procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS) do Acre. Com o mutirão, a expectativa é de que todos sejam contemplados até o mês de julho. As cirurgias estão sendo realizadas durante dois dias da semana, na sala de pequenos procedimentos da Fundhacre, sem a necessidade de encaminhamento ao Centro Cirúrgico.

Cirurgias estão sendo realizadas no ambulatório da Fundhacre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Cirurgias estão sendo realizadas no ambulatório da Fundhacre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A vasectomia é um procedimento rápido, feito com anestesia local e que não interfere na produção de hormônios ou no desempenho sexual do homem. Segundo o cirurgião geral Rondson Vale, um dos médicos responsáveis pelas cirurgias, o procedimento dura pouco tempo e a recuperação é simples.

“Após realizado o procedimento, feito o curativo, o paciente já vai para casa caminhando, somente com a medicação para a dor, rápido e sem complicações. Muitos chegam nervosos, achando que vai doer, mas durante o procedimento conversamos bastante para tranquilizá-los, e eles vêem que é mais simples do que pensavam. Esse é um grande passo para a saúde do homem e o planejamento familiar”, explicou o cirurgião.

Equipe oferece segurança e cuidado em cada etapa do procedimento. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Equipe oferece segurança e cuidado em cada etapa do procedimento. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Esse mutirão é uma resposta direta a uma demanda da população. São pessoas que estavam esperando e agora estão tendo a chance de resolver isso com segurança. Quando a gente fala em planejamento familiar, falamos de autonomia, de respeito às decisões das famílias. E o governo está atuando para garantir que isso seja uma realidade”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.

Moisés Gonçalves, de 39 anos, foi um dos pacientes atendidos. Pai de dois filhos, ele disse que estava tranquilo no dia da cirurgia. “A psicóloga me explicou tudo direitinho antes. Já tinha parentes que fizeram também. Durante o procedimento, a equipe conversou comigo o tempo todo. Quem estiver com medo, pode vir fazer, é muito tranquilo”, relatou.

Pai de dois filhos, Moisés procurou o SUS para realizar a vasectomia. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Pai de dois filhos, Moisés procurou o SUS para realizar a vasectomia. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Sobre a ação, a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, ressaltou: “Mais um mutirão pelo Opera Acre, desta vez beneficiando a saúde do homem. Serão 20 pacientes atendidos por semana, garantindo seu desejo de não ter filhos. Iniciamos a semana já acolhendo essa demanda e, no nosso planejamento, em até quatro semanas teremos essa demanda zerada. É o compromisso da Fundhacre e da Sesacre em cuidar das pessoas”.

Como dar entrada ao procedimento

Quem tem interesse em fazer a cirurgia de vasectomia ou laqueadura pelo SUS deve seguir o passo a passo:

1. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa
Vá até a Unidade de Referência em Atenção Primária (URAP) da sua região e agende uma consulta com um médico ou enfermeiro.

2. Participe da conversa sobre planejamento familiar
Durante a consulta, você vai receber informações sobre os métodos contraceptivos disponíveis. Esse é um momento importante para tirar dúvidas e pensar com calma sobre a decisão.

3. Confirme seu interesse pela cirurgia
Se você decidir seguir com a vasectomia ou laqueadura, será encaminhado para uma equipe multiprofissional, que vai cuidar do seu processo.

4. Aguarde o prazo mínimo de 60 dias
Esse tempo é exigido por lei e serve para garantir que a decisão foi bem pensada. Durante esse período, você pode conversar mais com a equipe, refletir e se preparar.

5. Aguarde o agendamento da cirurgia
Depois dos 60 dias e com tudo pronto, a equipe responsável irá entrar em contato para prosseguir com a cirurgia.

The post Governo promove mutirão de vasectomia para facilitar acesso ao procedimento e zerar fila de espera appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias