Segunda, 19 de Abril de 2021 20:52
(68) 9 9241-7768
Politica Carta

Em carta, empresários do AC apresentam medidas ao governo e pedem participação em Comitê de Combate à Covid-19

Reunião ocorreu na última semana e reuniu vários representantes do setor comercial.

30/03/2021 18h39
Por: Redação Acrelândia News Fonte: G1-AC
Em carta, empresários do AC apresentam medidas ao governo e pedem participação em Comitê de Combate à Covid-19

Uma carta de empresários do Acre, entregue ao governador Gladson Cameli, apresenta sugestões de medidas para o enfrentamento da Covid-19 na tentativa de evitar o fechamento total do comércio. Entre as sugestões está o pedido de participação de um representante do setor no Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

A reunião ocorreu na última semana, na Federação das Indústrias do Acre (Fieac), e reuniu vários representantes do setor comercial e o governador.

Devido o colapso na saúde que levou à ocupação de 100% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o Comitê manteve todas as regionais do Acre na fase de emergência, representada pela cor vermelha.

Além da fase vermelha, atualmente o Acre enfrenta medidas que restringe o funcionamento do comércio a 20% da capacidade durante a semana e fechamento total das atividades não essenciais aos finais de semana e feriados e toque de recolher. Pacientes foram transferidos para o estado do Amazonas.

A porta-voz do governo, Mirla Miranda, informou que na próxima reunião do Comitê alguns pontos serão reavaliados, mas tudo depende do aumento ou diminuição de casos.

O boletim da Secretaria de Saúde do Acre de segunda-feira (29) trouxe mais seis mortes pela Covid-19 e 163 novos casos de infecção pelo coronavírus. Com isso, o número de infectados saiu de 68.742 para 68.905 e o total de mortes agora é de 1.240.

Veja principais pontos apresentados:

Participação ativa de pelo menos três representantes do setor produtivo no comitê, possibilitando o olhar dos segmentos de indústria, comércio, serviços e agronegócio, de forma que possam também acompanhar e auxiliar na elaboração dos atos normativos que venham a ser publicados.

Adotar medidas alternativas, adequadas e adaptadas para cada tipo de setor, por um tempo de pelo menos 15 dias, de forma que se possa avaliar seus resultados: Plano de segurança sanitária para todas as empresas; Maior fiscalização; Intensificar os principais focos: Transporte público, bancos, etc.

Criar uma campanha de conscientização mais direta e transparente, informando sobre a real situação não só dos números, mas também sobre as medidas, a gravidade e a situação de infraestrutura para atendimento dos pacientes, de forma a enfatizar a crua realidade para a população.

Criar um auxílio emergencial no âmbito do estado. Apesar de estar em vias de aprovação novo auxílio emergencial do Governo Federal, a proposta vem indicando que esta nova edição será de um valor bem inferior ao oferecido no ano passado. Este auxílio estadual irá complementar o federal. Benefício ajudará muito na manutenção da economia.

Aliados

O presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Adriano, disse que a intenção é que todos estejam unidos porque o inimigo em comum é a Covid-19.

“Temos que brigar contra nosso maior inimigo hoje, que é a Covid-19, que vem aí causando tanta tristeza para todos e o setor produtivo está muito preocupado. Nós temos um estado que depende muito desses investimentos, a união agora é importante e nós, enquanto instituições, resolvemos que não vamos discutir de que lado está, vamos nos unir a todos os poderes, principalmente ao municipal, estadual para defendermos o que é nosso”, pontuou.

Além disso, Adriano afirma que o maior objetivo da entrega do documento é que eles sejam ouvidos.

“A gente tem direito a uma vida com segurança, poder trabalhar, evitar constrangimentos, a não marginalização da atividade empresarial, estamos apresentando alternativas que podem muito bem ser discutidas, aceitas ou não, acatadas ou não, mas a gente quer ser ouvido, então, foi um pontapé importante”, concluiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 19h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias