Segunda, 19 de Abril de 2021 20:50
(68) 9 9241-7768
Policia Operação

Polícia prende sete suspeitos de envolvimento em roubo de gado e uso de documentos falsos no Acre

“Operação Falsa Guia” foi deflagrada pela Polícia Civil nesta terça-feira (6) no município de Feijó, no interior do Acre. Segundo a polícia, após roubo de gado, o grupo usava Guia de Transporte de Animais (GTA) falsa para conseguir transportar rebanho.

06/04/2021 18h46
Por: Redação Acrelândia News Fonte: G1-AC
Polícia prende sete suspeitos de envolvimento em roubo de gado e uso de documentos falsos no Acre

Após cerca de três meses de investigações, a Polícia Civil deflagrou a primeira fase da “Operação Falsa Guia” e prendeu sete pessoas supostamente envolvidas em roubo de gado e uso de Guia de Transporte de Animais (GTA) falsa, na cidade de Feijó, no interior do Acre.

A ação contou com a parceria do Instituto de Defesa Animal e Florestal (IDAF). Ao todo, foram cumpridas 10 ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Feijó.

Durante a operação, foram apreendidos materiais que, segundo a polícia, comprovaram a efetividade dos investigados nos crimes de roubo de gado, uso de documento falso, falsificação de documento público, declaração de dados falsos, e fraude contra administração pública. A investigação policial teve início em janeiro de 2021.

Conforme a polícia, o crime se consolidava quando o gado era roubado e transportado para fazendas previamente agendadas para receber os animais. Depois disso, os investigados “esquentavam” o rebanho com a falsificação das GTA’S.

Das sete pessoas presas, de acordo com a Polícia Civil, duas delas agiam como “laranja” no esquema de roubo de gado, dando cobertura e fazendo declarações de aquisição de rebanho falsas, o que possibilitava a retirada de GTA’S que, por sua vez, eram usadas no transporte dos animais.

Prejuízos

O delegado Railson Ferreira, responsável pela investigação, informou que a ação criminosa gerou prejuízos à arrecadação de impostos e possibilitou o transporte de animais sem o devido controle sanitário e possível transporte de carga viva de origem duvidosa. Ainda segundo ele, as investigações continuam e devem desdobrar em outras operações.

“Foram movimentadas centenas de cabeças de gado nesse esquema, mas ainda vamos fazer o levantamento do prejuízo, da renda e depois vamos pedir o sequestro dos bens. É uma investigação longa, nesse momento nós caracterizamos o esquenta e os furtos”, afirmou o delegado.

Ainda durante a ação policial, foi possível recuperar 12 cabeças de gado que foram identificadas pelo real proprietário através da marca. Todos os presos foram conduzidos à delegacia do município para prestarem depoimentos e em seguida colocados à disposição da justiça.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acrelândia - AC
Atualizado às 22h30 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

25° Sensação
6.9 km/h Vento
90.3% Umidade do ar
90% (16mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias