Quinta, 17 de Junho de 2021 12:58
(68) 9 9241-7768
Politica produção

Estado planeja estratégia para recuperação do silo graneleiro na Vila Pia

Cooperados e equipe técnica da Sepa realizam trabalho de retirada dos grãos de milho que estavam armazenados no dia do desabamento. Foto: Cedida

05/05/2021 12h09
Por: Redação Acrelândia News Fonte: Assessoria
Estado planeja estratégia para recuperação do silo graneleiro na Vila Pia

Na manhã da última sexta-feira, 30, uma torre do silo graneleiro designado para o armazenamento e secagem de grãos na Vila Pia e região, em Senador Guiomard, desabou. Com a queda, parte da estrutura danificou a torre que fica ao lado e que estava vazia. Ao todo, o silo conta com quatro torres, com capacidade para armazenamento de até 26 mil sacas de grãos cada. A torre que desabou estava com armazenamento de 18 mil sacas.

Com o desabamento, também ficou danificada parte da estrutura do setor de secagem. O silo fica localizado no km 58 da BR-317, no sentido de Boca do Acre (AM), e está com suas atividades suspensas, enquanto cooperados e técnicos da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa) realizam um trabalho árduo de retirada dos grãos de milho que estavam armazenados. A equipe já conseguiu retirar cerca 80% da produção.

“Estamos verificando o andamento do serviço de retirada do milho, que se iniciou no sábado e que será finalizado nesta quarta-feira. Realocamos os grãos nas unidades de Acrelândia e Plácido de Castro, numa ação rápida do governo do Estado, por meio da Sepa e Deracre [Departamento de Estradas de Rodagem], com total apoio aos produtores”, disse o titular da Sepa, Nenê Junqueira.

Cooperados e equipe técnica da Sepa realizam trabalho de retirada dos grãos de milho que estavam armazenados no dia do desabamento. Foto: Cedida

O engenheiro civil Alan Oliveira, da Sepa, explica que é preciso primeiro realizar a retirada do milho para elaborar uma perícia técnica que possa explicar o que aconteceu, e a partir de então elaborar um planejamento de recuperação das torres. “Verificaremos qual a possibilidade da reconstrução”, observou.

Em todo o Acre, existem seis silos graneleiros, que também passarão por manutenções e ampliação das torres. O objetivo da Sepa é entregar, ainda, outro complexo de silo graneleiro para atender aos produtores. Todo planejamento está sendo feito com base na liberação de uma verba no valor de R$ 100 milhões, disponibilizados pelo Ministério da Agricultura para investimentos no setor produtivo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acrelândia - AC
Atualizado às 14h44 - Fonte: Climatempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 32°

33° Sensação
14.1 km/h Vento
49.5% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias