Quinta, 17 de Junho de 2021 12:53
(68) 9 9241-7768
Politica Direto de Brasilia

Ação no STF pode suspender emendas do “orçamento secreto” destinadas por Bittar

Ela é a relatora da ação ajuizada pelos partidos, segundo o qual as emendas propostas pelo relator-geral da LOA, senador Márcio Bittar (MDB/AC

11/06/2021 12h00
Por: Redação Acrelândia News Fonte: ac24horas
Ação no STF pode suspender emendas do “orçamento secreto” destinadas por Bittar

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai decidir sobre o pedido de liminar feito pelo Cidadania e o PSB para que a Corte suspenda a execução das emendas do chamado “orçamento secreto”, que somam cerca de R$ 18,5 bilhões na Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano.

Ela é a relatora da ação ajuizada pelos partidos, segundo o qual as emendas propostas pelo relator-geral da LOA, senador Márcio Bittar (MDB/AC), e sancionadas em parte pelo presidente Jair Bolsonaro, não atendem a critérios objetivos, favorecendo aliados do governo e violando o princípio da impessoalidade.

No documento, os partidos alegam que a indicação direta de beneficiários por parte de parlamentares ou quaisquer outros agentes públicos, sem que sejam esclarecidos quais os objetivos legítimos da destinação de recursos às políticas públicas, é ilegal. De acordo com o partido, o Legislativo e o Executivo têm obrigação não só de definir os beneficiários das emendas, mas de “buscar e demonstrar que aquelas alocações são organizadas segundo critérios plausíveis de atendimento do interesse público”.

“Tais critérios são sujeitos ao debate político e podem ter inúmeras configurações – não podem, no entanto, simplesmente inexistir ou ser substituídos pela cômoda terceirização do poder decisório a agentes que teriam a ‘prerrogativa de escolher’ os beneficiários”, diz a petição.

Por Lucas Vitor

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acrelândia - AC
Atualizado às 14h44 - Fonte: Climatempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 32°

33° Sensação
14.1 km/h Vento
49.5% Umidade do ar
90% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias