Sexta, 23 de Julho de 2021 17:23
(68) 9 9241-7768
Politica Senador Petecão

Petecão pede instalação de energia solar em municípios isolados

O secretário informou que foram identificados aproximadamente 21.700 pontos que necessitam de energia solar no Acre.

08/07/2021 18h42
Por: Redação Acrelândia News Fonte: Assessoria
Petecão pede instalação de energia solar em municípios isolados

O senador Sérgio Petecão (PSD) pediu prioridade na instalação de energia solar nos municípios isolados e zona rural do Acre. O pedido foi feito ao secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Chistiano Silva. A reunião aconteceu em Brasília, nesta quinta-feira (8), e contou com a participação do prefeito de Santa Rosa do Purus, Tamir de Sá (MDB).

Em decorrência da escassez de eletricidade em algumas regiões acreanas, centenas de famílias ficam isoladas e sem comunicação. Segundo Petecão, a energia solar, além de ser uma fonte limpa, é a solução principal e mais eficaz para sanar o problema de comunicação e levar mais qualidade de vida às pessoas.

“Em Santa Rosa do Purus há pelo menos 36 comunidades totalmente isolada. Eles ficam incomunicáveis, em um tempo em que a informação e comunicação é vital. Precisamos urgentemente de universalizar o acesso à energia nessas localidades para podermos levar benefícios como internet, informação e acesso à educação”, disse Petecão.

O secretário informou que foram identificados aproximadamente 21.700 pontos que necessitam de energia solar no Acre. Segundo ele, o Programa Mais Luz na Amazônia pretende atender a demanda de energia elétrica na região até o ano de 2024, em parceria com a Energisa.

Quando as placas de energia solar chegarem às regiões isoladas, a Energisa se compromete em capacitar profissionais para eventuais manutenções simples nos municípios. No entanto, a companha elétrica ainda ficará sob a responsabilidade de manutenção periódicas mais complexas nos equipamentos.

O prefeito Tamir de Sá disse que o programa levará mais qualidade de vida às comunidades, sobretudo, as indígenas. “Estou contente com a resposta do secretário. Se tudo der certo, dentro de poucos meses já teremos regiões com energia solar. Será uma grande oportunidade para todos nós”, disse. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acrelândia - AC
Atualizado às 19h11 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 33°

27° Sensação
4.8 km/h Vento
51% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Domingo (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias