Quinta, 23 de Setembro de 2021 15:45
(68) 9 9241-7768
Politica Vai ser investigado

Ex-secretário de Assis Brasil que ganhou diárias em viagem para fazer curso de pregoeiro é alvo de inquérito

Inquérito civil apura pagamentos da Prefeitura de Assis Brasil em 2019 para ex-secretário Antônio José fazer curso de pregoeiro em Manaus, no Amazonas.

23/07/2021 09h32
Por: Redação Acrelândia News Fonte: G1AC
Ex-secretário de Assis Brasil que ganhou diárias em viagem para fazer curso de pregoeiro é alvo de inquérito

O ex-secretário de Saúde de Assis Brasil, interior do Acre, Antônio Jesus de Oliveira Rios, é alvo de um inquérito civil do Ministério Público do Estado (MP-AC) por ter recebido diárias enquanto fazia um curso de pregoeiro em abril de 2019 na cidade de Manaus, no Amazonas.

Além das diárias, a prefeitura teria, na época, custeado ainda as passagens aéreas e o curso de pregoeiro do servidor público. O caso chegou até o MP-AC em agosto de 2019 após uma denúncia da Câmara de Vereadores da cidade.

Inicialmente, o MP-AC tinha instaurado um procedimento preparatório para apurar a denúncia. Em novembro de 2020, o órgão decidiu converter o procedimento em inquérito civil após algumas prorrogações dos prazos de apuração.

"Para promover diligências investigatórias, visando apurar os fatos noticiados e melhor delimitar o objeto da contenda, determinando, desde já, autuação e formalização do feito junto ao Sistema de Autuação da Justiça do Ministério Público", diz a publicação.

Em fevereiro de 2020, o MP-AC já tinha recomendado que a prefeitura anulasse os pagamentos e custeios da viagem. O secretário teria viajado para fazer uma capacitação de pregoeiro com tudo pago pela prefeitura.

Na época, o MP-AC deu um prazo de 60 dias para que os pagamentos fossem anulados.

O G1 tentou contato com o servidor público, mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria.

Viagens

O MP-AC não detalhou os valores gastos durante a viagem do secretário, que também era pregoeiro na época.

Porém, o MP-AC pediu que a prefeitura devolva o dinheiro gasto aos cofres públicos do município. A justificativa é de que as despesas de viagens e diárias só podem ser pagas para o prefeito, secretários, o procurador jurídico e o controlador interno.

“Dentre as razões elencadas pelo prefeito municipal para designação do dito servidor público para capacitação em curso de pregoeiro, haveria a “pretensão de nossa administração levar o secretário de Saúde para assumir o setor de licitação da prefeitura”, mudança administrativa esta que, até o presente momento, não se efetivou", destaca.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Assis Brasil - AC
Acrelândia - AC
Atualizado às 17h27 - Fonte: Climatempo
34°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 35°

35° Sensação
7.9 km/h Vento
39.4% Umidade do ar
90% (16mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias